Não acredite em tudo o que ouve. Existem muitos mitos sobre a sessão newborn por aí, e nós sabemos bem quais são, pois somos questionados sobre eles diariamente.
Aliás, já passámos por fases em que nós próprios assumimos alguns mitos como verdade e algumas verdades como mitos. E durante muito tempo pensámos que tínhamos de seguir as regras "by the book", e aplicar religiosamente o que nos tinham ensinado sobre este tipo de trabalho, o que não é bem assim.
Hoje estamos aqui para os desvendar a todos e explicar-vos de que se trata afinal, a sessão fotográfica de recém nascido.
MITO 1: Os bebés têm de estar a dormir para conseguirmos boas fotografias durante a sessão de recém nascido.
FALSO. Os recém-nascidos podem estar a dormir, acordados, agitados, a comer, a soluçar, e geralmente fazem um pouco de tudo isto durante a sessão fotográfica.
Mas em boa verdade a única coisa que precisamos que o bebé faça, é que esteja calmo, confortável e relaxado. E isso implica não o obrigar a dormir se ele não estiver para aí virado!
Portanto, nas nossas sessões, respeitamos o ritmo de cada bebé e temos acima de tudo em conta a sua pre-disposição, para que a sessão seja um momento calmo e relaxado e não de tensão.
MITO 2: A sessão fotográfica de recém nascido tem de ser feita nas primeiras duas semanas.
FALSO. Ouvimos isto constantemente! Muitas vezes nos telefonam em pânico porque o seu bebé já tem 10 dias de vida, com receio que seja tarde demais para conseguir fotografar o seu bebé...
Em primeiro lugar nunca é tarde demais para fotografar um filho, nem quando tiver 24 anos.
A única situação que pode ser mais difícil de concretizar, é colocar o bebé em determinadas poses à medida que ele cresce!
Por isso aconselhamos que para um estilo de sessão mais posada esta seja realizada até aos 20-30 dias de vida, e para sessões mais descontraídas ou que não tenhamos de ter o bebé despido, as 6 semanas é uma meta bastante aceitável.
E em boa verdade adoramos fotografar os bebés já com umas bochechas consideráveis! :)
MITO 3: As sessões fotográficas com bebés recém nascidos levam entre 5 a 6h
FALSO. Já nos aconteceu, é verdade. Até porque é muito fácil qualquer coisa que envolva bebés recém nascidos demorarem o dobro do que deveriam demorar. Mas hoje podemos garantir que se uma sessão newborn dura, no nosso estúdio, entre 2,5 a 3 horas no máximo, independentemente de o bebé dormir ou não.
Quando trabalhamos com bebés recém-nascidos, é fundamental sermos capazes de entender as suas necessidades, que eles precisam ser alimentados com frequência, que nem têm de ser mimados e acarinhados com muita calma e paciência. E depois, estar preparado para fazer o trabalho da forma mais célere possível para que a sessão não seja extenuante para o bebé e os pais.
MITO 4: Preciso levar alguns acessórios para a sessão.
FALSO. Ok, conseguimos imaginar que fez uma extensa pesquisa até chegar a nós, e que nos escolheu porque se identificou com o nosso trabalho, estilo e forma de estar. Sabe portanto que somos minimalistas no trabalho como na vida. Então, sem adereços por favor!
Só a palavra nos deixa com comichões e arrepios.
Se o que pretende é um tipo de fotografia mais preenchida, deverá procurar outro fotógrafo.
MITO 5: A sessão fotográfica newborn envolve poses e roupas elaboradas.
FALSO. Caros, acabaram de gerar uma vida que há poucos dias deu lugar a um ser humano tão frágil como cristal. Se pensarmos bem no processo, é um milagre certo?
Por favor digam-me, como uma coroa, um arranjo de flores ou um cesto dourado pode evangelizar tudo isto? Não pode.
Acredito sinceramente que quando retiramos as roupas e os acessórios, reduzindo ao que é essencial, e a seguir conseguimos interpretar as necessidades e (des)confortos do bebé, conseguimos dar destaque ao que é essencial: o seu conforto, os pelinhos que tinha na pele, o franzido na testa que ele fazia sempre que tentava abrir os olhos, aquele sinal de nascença, a conexão, as peles, o amor, tudo fica fluorescente quando o excesso desaparece. Momentos congelados e não peças de decoração, é o que temos para oferecer em cada uma das nossas sessões!
MITO 6: As poses são desconfortáveis para os bebés.
FALSO. Esta é uma questão recorrente neste tipo de sessão, já que aquilo que os pais ouvem e aquilo que lhes é instruído é que o seu bebé tem de dormir obrigatoriamente de barriga para cima. Então pensar num bebé a dormir de barriga para baixo, ou com as pernas colocadas para a frente pode efectivamente parecer à primeira vista uma posição desconfortável. Contudo, e como em tudo na vida, nem sempre aquilo que parece o é, e este é mais um caso em que precisamos de nos libertar das nossas crenças e ideais e imaginarmos como seria a vida dentro do útero. Em que posição estaria o bebé? Onde estariam os seus pés, mãos e cabeça? E se encontrarmos a resposta a esta pergunta, vamos conseguir perceber qual é a posição em que o bebé se acalma mais facilmente cá fora. Não é por nada que eles adora estar enroladinhos no nosso colo!
Como fotógrafa profissional posso garantir que, com minha experiência, desenvolvi um sistema para garantir o conforto de seu bebé durante toda a sessão. As poses que uso mantêm o conforto do bebé sempre como prioridade, e têm em consideração tanto a sua segurança como o seu estado de conforto e relaxamento.
MITO 7: Os bebés têm frio nestas sessões, uma vez que estão sem roupa.
FALSO: Uma das principais preocupações dos fotógrafos de bebés, recém nascidos ou não, é que o estúdio se encontra devidamente aquecido para garantir que isto não aconteça. Nos meses mais frios, é ainda utilizado um aquecedor adicional para aquecer o ar na zona em que o bebé se encontra, para além de serem utilizados panos ou mantas para evitar que o bebé tenha perdas de calor corporal que o possam deixar desconfortável.
No nosso estúdio garantimos que todas as superfícies com que o bebé tem contacto, estão sempre devidamente aquecidas (para garantir a temperatura correcta testamos sempre primeiro na nossa pele), sejam mantas, pêlos, gorros e até as mãos dos pais.
De qualquer forma é importante referir que não é obrigatório fotografar um bebé recém nascido sem roupa. Se os pais se sentirem mais confortáveis com isso, podemos utilizar bodys, fatos de lã ou casulos.
MITO 8: O flash de estúdio é prejudicial ao bebé.
FALSO: Como fotógrafos de recém-nascidos, bebés e crianças, recebemos ocasionalmente perguntas de pais preocupados com a segurança na utilização do flash nos olhos de seus filhos. Como pais compreendemos perfeitamente as preocupações que os pais têm, e muitas vezes até nos questionamos sobre o porquê de não nos colocarem mais vezes esta pergunta. Mas, o flash de estúdio, logo que protegido com o difusor correcto e seja projectado para produzir uma luz suave e difundida, é perfeitamente segura qualquer tipo de bebé, criança e para recém-nascidos.
O flash que utilizamos durante as sessões fotográficas com bebés é muito diferente do que a maioria das pessoas pensa quando se fala em "flash" - luz directa focalizada num ponto e que é projectada de forma directa e a uma curta distância do rosto de um bebé, como é o flash das máquinas fotográficas e dos telemóveis. Os fotógrafos profissionais de bebés não devem utilizar este tipo de flash, pois não só não é seguro para a visão, como é pouco agradável para quem é fotografado como não proporciona uma luz bonita. Para um efeito esteticamente mais agradável, procuramos utilizar a luz de uma forma suave, e para isso não só utilizamos a luz de forma indirecta (projectando a luz para um guarda chuva que por sua vez reflecte a luz para os nossos "modelos"), como ainda a difundimos com dois difusores por forma a que a luz que chegue aos bebés seja o mais suave e agradável possível. Assim obtemos uma luz que parece a luz de uma janela, e não a luz de um flash que é projectado directamente sobre os bebés. Quanto maior o guarda chuva, maior a difusão e portanto maior a suavidade da luz, e por este motivo utilizamos um com 180cm de diâmetro. Para além disso ainda escolhemos uma unidade de flash que nos permite uma grande regulação de luz, e assim fotografar com baixas potências sem perder qualidade.
MITO 9: A Sessão fotográfica de recém nascido é stressante.
VERDADEIRO E FALSO. Sim pode ser mais demorada, mas não é mais stressante do que uma sessão com um bebé de três meses, 12 meses ou dois anos. Fotografar bebés e crianças em qualquer idade é desafiante, ponto. O principal facto que temos de ter em mente é que nós é que nos temos de adaptar a eles e não ao contrário.
Assumindo isto e se interiorizarmos que a prioridade é adaptarmo-nos à personalidade e disposição do bebé que temos à frente, então nada tornará esta experiência stressante.
O que pode tornar qualquer sessão fotográfica num momento de stress, é tentarmos fazer algo que aquele bebé ou criança não está com disposição ou confortável para fazer.
É aquela pergunta dos pais de primeira viagem: "A sessão está a correr tão bem, não daria para tirar SÓ mais aquela fotografia que vimos no vosso site?".
É o facto do fotógrafo muitas vezes não conseguir dizer que não.
É a pouca experiência do/a fotógrafo/a, e a sua incapacidade de ler os sinais que o bebé dá.
É aquela mãe ansiosa ou cansada que quer que a sessão acabe o mais rápido possível e ao mesmo tempo que quer ajudar, coloca uma energia difícil de gerir no ambiente do estúdio.
É aquele pai "apressado" porque tem coisas mais importantes para fazer, e não consegue transmitir a calma e segurança à mãe, e logo ao bebé.
Se a sessão for stressante, então é porque o/a fotógrafo/a fez algo de errado.
E isto inclui dizer aos pais (clientes) que não. Que não precisa de ajuda (a mãe precisa estar a descansar, não a trabalhar), que não é possível realizar determinado tipo de fotografia pois pode condicionar o estado de relaxamento e a fluidez da sessão, ou que os avós ou primos não podem participar pois isso poderá desestabilizar o ambiente que o estúdio precisa ter numa sessão fotográfica deste género.
MITO 10: O sucesso da sessão e o bem estar do bebé estão dependentes da capacidade do fotógrafo saber gerir expectativas.
VERDADEIRO. Sim, é fundamental o fotógrafo saber gerir tanto as suas próprias expectativas, como as dos pais (clientes). Recebemos frequentemente clientes no nosso estúdio que vêm com imagens pré-concebidas, ou clientes que chegam para a sessão do segundo filho com expectativas que seja semelhante à do primeiro, e sabem o que lhe dizemos de imediato? Que o mais provável é não conseguirmos fazer o que temos em mente, e que se há coisa que temos certeza é que se tentarmos forçar algo para o qual o bebé não esteja disposto ou alguma situação onde ele não esteja confortável, o mais provável é ele não ficar muito satisfeito. Explicamos que as sessões são todas diferentes, principalmente entre irmãos! Já viram algum irmão parecido a outro?
Da mesma forma que não é possível sabermos o que vamos fazer numa sessão fotográfica de um bebé de 6 meses, também não é possível com um bebé de 15 dias. Só porque em casa ele dorme 23h por dia e é um bebé super relaxado, não podemos por exemplo assumir que vai estar igualmente calmo e confortável quando lhe tirarmos a roupa. Que vai conseguir dormir com alguém a movimentá-lo (ainda que com muita calma e cuidado). Que não vai bolsar ou ter soluços, ou que as cólicas poderão ter influência na posição em que ele fica mais confortável.
Numa sessão fotográfica de recém nascido precisamos respeitar o ritmo, o timing, o conforto e a segurança do bebé. O que vem a seguir vem por acréscimo.
A nossa principal preocupação numa sessão fotográfica deste género é que não seja extremamente longa (3h é o padrão - o que não é muito se considerarmos as vezes que eles comem e temos de limpar o rabinho), que seja uma experiência tranquila e relaxante para os pais, e que levem as melhores recordações possível do seu bebé e desta etapa das suas vidas. E isso muitas vezes implica termos a capacidade de dizer que não.
Uma das grandes capacidades da fotografia, e que a torna em algo mágico, é a sua capacidade de nos surpreender. De tornar algo que naquele momento tomámos muitas vezes como insignificante, em algo grandioso e especial. É a sua capacidade de abraçar a energia e a mood que vivemos naquele momento no estúdio, e de a congelar ainda que num pequeno fragmento do tempo. E claro, a sua capacidade de viver para sempre.
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